O Banco Central divulgou no último dia 14/02 que milhares de brasileiros possuem valores a receber! Bom, dinheiro é sempre bem vindo e, claro, vou descomplicar esse assunto pra você!
Antes de tudo, você vai precisar de acesso ao gov.br (Se você ainda não fez seu cadastro, faça!) O gov.br é uma plataforma do governo que permite acesso fácil, rápido e completamente virtual a documentos – CNH digital, prova de vida, etc, e concede acesso a inúmeros outros serviços digitais).
Para saber se você foi um dos contemplados com uma poupancinha inesperada, siga os passos abaixo:
- Baixe o app ou acesse o site Gov.br e faça seu login (inclusive, se você nunca acessou faça seu login pois vários serviços on-line estão disponíveis por essa plataforma e vão facilitar sua vida!);
- Realize cadastro nível prata ou ouro no gov.br;
- Após, acesse https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico/ e informe seu CPF e data de nascimento para pessoa física e o CNPJ e data da abertura da empesa para pessoas jurídicas;
- Os resgastes são efetuados de acordo com a data de nascimento e abertura da empresa, veja as datas previstas no calendário abaixo:
Já pensando que o brasileiro deixa tudo para última hora (rsrs) o Banco central já divulgou data de agendamento e resgate e data para repescagem, fiquem atentos!
Faça sua consulta mas cuidado para não cair em golpe!
- O único site para consulta e solicitação dos valores é do banco central, qualquer outro é golpe! Não forneça seus dados a qualquer outro local ou site.
- O banco central não envia links por SMS ou Whatsapp, logo se receber algo ignore!
- O banco central não liga para ninguém para fazer consulta ou informar sobre esses valores, se ligarem, já sabe… é golpe!
- Para receber os valores você não precisa fazer nenhum depósito prévio ou solicitar a ninguém. Se algum site ou aplicativo solicitar qualquer valor, fique atento!
Sei que você deve estar se perguntando: “Suellen, como assim o governo tem dinheiro para me devolver? Que valores são esses?”
Os valores são de contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível, tarifas e parcelas ou operações de crédito cobradas indevidamente, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito, recursos não procurados relativos a grupo de consórcios encerrados.
Entendeu como funciona? Acesse gov.br usufrua de vários serviços digitais do governo e, claro, coloque o lembrete do seu dia de consulta e solicitação para não esquecer!
Além do site você também pode se manter atualizado com mais informações e dicas no meu instagram no meu Podcast Eu Descomplico!