9 dicas para aproveitar sem dor de cabeça a Semana do Consumidor

Esse é um dos primeiros grandes momentos do ano para aproveitar descontos em produtos que você precisa.

Publicado em 09/03/2022 PorDanielli Saquetto para o site ES360

Vai começar o verdadeiro festival de descontos em lojas de todo o Espírito Santo. A Semana do Consumidor está chegando e com ela vem as promoções do comércio, que promete chegar até 70% entre os dias 14 a 20 de março. Esse é um dos primeiros grandes momentos do ano para aproveitar descontos em produtos que você precisa. Mas a advogada do consumidor Suellen Mendes alerta que é importante ficar de olho nas promoções tentadoras para não cair em ciladas. Veja nove dicas para não ter dor de cabeça com as compras:

1. Atenção às ofertas com preços imperdíveis! A época é de desconto e não de doação, logo, havendo produtos com valores muito diferentes do normal, desconfie!

2. Evite fazer pagamentos por boleto ou pix, pois nessas modalidades o dinheiro vai direta e imediatamente para conta do vendedor dificultando a restituição, caso necessária.

3. Ao navegar pela internet para compras e contratações dê preferência à aba anônima, pois diminui as propagandas que te “seguem” depois de alguma busca.

4. Pode haver diferença de preço considerando a forma e o meio de pagamento, ou seja, parcelado e no cartão será mais caro, mas é preciso informar os juros e valores adicionais de maneira clara.

5. Atenção à venda de mostruários! Não é porque está exposto que não precisa funcionar. Peças de mostruário, especialmente eletrodomésticos e eletrônicos podem ter pequenas avarias decorrentes da exposição e toque mas precisam estar em perfeito funcionamento e possuem garantia legal de 90 dias igual ao produto novo.

6. Peças na promoção podem ser trocadas? Depende! Troca em lojas físicas por motivo de cor, tamanho ou modelo não são obrigatórias estando ou não na promoção. Troca por vício ou defeito, mesmo em produtos na promoção devem ser feitas.

7. Mesmo na promoção posso me arrepender da compra feita na internet? Sim! O direito de arrependimento para as compras online decorre da impossibilidade de ver e tocar no produto, logo, ao receber o produto inicia o prazo de 07 dias corridos para entrar em contato com vendedor para devolução. Lembrando que nesse caso o produto devolvido precisa estar novo e em perfeitas condições.

8. Se anunciou precisa cumprir! O valor ofertado por um produto ou condições especiais para contratação devem ser cumpridos pelos anunciantes e não havendo o produto ofertado o consumidor pode ter o direito de levar outro similar pelo mesmo valor.

9. Para saber se um produto está realmente na promoção é preciso saber o preço anterior à oferta, para essa busca acesse o site ou app https://www.zoom.com.br/ e descubra o histórico do preço.