06 Dicas para manter a segurança e o bom convívio nos condomínios durante o carnaval

Toda o agito e movimentação do Carnaval também mudam a realidade dos condomínios, inclusive trazendo riscos e preocupações extras

Publicado  06/02/2023 Por ES 360

O Carnaval está chegando e essa época, além de festa e diversão, também pede alguns cuidados especiais para quem é síndico ou morador de condomínio. Afinal, ninguém quer voltar do feriado para encontrar problemas causados por falta de planejamento e preparos.

Toda o agito e movimentação do Carnaval também mudam a realidade dos condomínios, inclusive trazendo riscos e preocupações extras para síndicos e moradores. Pensando nisso, a advogada Suellen Mendes traz seis dicas de como aproveitar sem descuidar da segurança:

1 – Cuidado extra nas portarias especialmente quanto às entradas, permissões e acessos, isso porque o morador precisa autorizar a entrada e permanência dos visitantes;

2 – Criminosos se utilizam dessa época do ano para obterem acesso aos condomínios. Muitas vezes entram junto com um morador fingindo ali residir ou informam à portaria que já “falou com apartamento que autorizou”, assim, é preciso redobrar atenção confirmando as liberações e cuidados com a segurança.

3 – O entra e saem das pessoas também pode influenciar na entrega e recebimento de encomendas, assim é importante sempre colher assinatura e identificação legível no livro ou caderno do responsável pela retirada ou recebimento da encomenda, bem como não permitir que a embalagem ou caixa permaneça na portaria após o recebimento, pois a responsabilidade de guarda após a entrega é exclusivamente do recebedor/morador.

4 – Alguns condomínios limitam o uso da piscina para moradores, logo é preciso se atentar a regra para não ser multado.

5 – Passeios de bikes e cachorros também merecem cuidado, pois alguns condomínios preveem no regimento que a circulação deve se dá sempre com coleira, no caso dos cachorros, e pela garagem no casos das bicicletas, assim é preciso informar as visitas.

6 – Informar aos visitantes as regras do condomínio para horários e locais para dispensa do lixo, uso das garagens, elevadores e demais rotinas, pois o mau uso pelo visitante pode sujeitar o morador à penalidade como multa.